Para aliviar a dor de dente na gravidez e diminuir a inflamação, pode ser recomendado o uso de paracetamol, bochecho com água morna e sal e/ ou compressa gelada na bochecha. No entanto, essas medidas ajudar a aliviar temporariamente a dor, sendo importante que o dentista seja consultado.
A dor de dente na gravidez é uma situação comum e frequente e que acontece devido ao aumento da sensibilidade dos dentes ou inflamação da gengiva.
É importante que o dentista seja consultado sempre que houver dor de dente, principalmente quando existem outros sintomas, como febre, alteração do paladar, inflamação ou vermelhidão na boca, para que seja identificada a causa da dor e, assim, seja indicado o tratamento mais adequado e seguro durante a gestação.
Principais causas
As principais causas de dor de dente na gravidez são:
- Cárie dentária, principalmente quando a higiene bucal não é feita adequadamente, podendo provocar sensibilidade e dor ao mastigar;
- Gengivite: uma inflamação causada pelo aumento da progesterona na gravidez, que levam ao sangramento durante a escovação dos dentes;
- Dente quebrado: a rachadura do dente pode não ser visível a olho nu, porém pode provocar dor em contato com alimentos quentes ou frios;
- Infecção dentária, que pode acontecer quando a cárie não é tratada e chega ao nervo, podendo resultar em dor ao mastigar e maior sensibilidade dos dentes ao frio e ao calor;
- Abcesso: provoca o surgimento de um inchaço na boca devido à infecção de um dente ou da gengiva;
- Dente do siso: provoca a inflamação da gengiva e, normalmente, é acompanhada de dor de cabeça e de ouvido.
Quando a dor de dente não passa, deve-se consultar um dentista, pois pode ser necessário tomar remédios como antibiótico, para tratar a infecção ou fazer limpeza, obturação, tratamento de canal ou extração do dente.
As causas de dor de dente podem provocar lesões graves na polpa do dente e, nesses casos, é necessário fazer o tratamento do canal da raiz do dente no dentista. Veja como é feito o tratamento do canal.
Como aliviar a dor de dente na gravidez
Para aliviar a dor de dente na gravidez até a consulta com o dentista, existem algumas medidas simples, como:
1. Bochechar com água morna e sal
A solução de água morna e sal tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, ajudando a reduzir a inflamação e a dor de dente ou gengivite, além disso, a água salgada é um antisséptico natural que ajuda a reduzir a quantidade de bactérias na boca.
Para fazer a solução de água morna e sal, deve-se colocar uma colher de chá de sal em um copo de água morna e misturar. Enxaguar a boca, fazendo bochecho com a solução por 20 a 30 segundos, 2 a 3 vezes por dia. Cuspir a solução em seguida.
É recomendado o uso da solução de água morna com sal, por no máximo uma semana, pois utilizar por mais tempo pode danificar o esmalte dos dentes, por ser uma solução ácida.
A solução de água morna e sal deve ser usada com precaução no casos da grávida ter pressão alta ou esteja fazendo uma dieta que limite o consumo de sal. Nestes casos, recomenda-se consultar o médico obstetra antes de utilizar a solução de água morna e sal.
2. Aplicar uma compressa gelada
Aplicar uma compressa gelada sobre a bochecha, pode ajudar a aliviar a dor de dente e o inchaço no rosto.
Para fazer a compressa de gelo, deve-se colocar gelo dentro de uma bolsa térmica ou colocar o saco de gel no congelador para resfriar, e depois envolver a bolsa ou o saco de gel em uma toalha limpa e seca e aplicar sobre a bochecha, deixando-a atuar por cerca de 10 a 15 minutos, 1 ou 2 vezes ao dia.
3. Usar pasta para dentes sensíveis
A pasta para dentes sensíveis, como Sensodyne ou Colgate Sensitive, pode ajudar a aliviar a dor de dente, além de manter os dentes e as gengivas limpas, e evitar o acúmulo de placa bacteriana que pode levar ao surgimento de cáries ou gengivite.
É recomendado que a pasta de dentes não contenha flúor ou que contenha poucas quantidades, pois o flúor em excesso pode diminuir a absorção de minerais essenciais para a gestação, podendo trazer complicações para o bebê. Desta forma, o ideal é consultar o dentista para que possa ser indicada a pasta de dente mais adequada durante a gravidez.
Remédios para dor de dente na gravidez
No caso da dor de dente na gravidez, o único remédio recomendado é o paracetamol, que é um analgésico indicado para o alívio da dor. No entanto, recomenda-se entrar em contato com o obstetra que faz o acompanhamento pré-natal para garantir o uso seguro e na dose correta durante a gravidez. Saiba como tomar o paracetamol na gravidez.
É importante ressaltar que o paracetamol promove um alívio temporário da dor de dente, sendo importante consultar o dentista para que seja indicado o tratamento mais adequado, que pode incluir a realização de uma limpeza, restauração do dente ou extração dentária, dependendo do caso.
Nos casos em que a dor de dente acontece devido a uma infecção, o dentista pode recomendar o uso de amoxicilina para evitar complicações, como parto prematuro, por exemplo. Veja mais sobre a amoxicilina na gravidez.
96% dos leitores
acham este conteúdo útil
(55 avaliações nos últimos 12 meses)
Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem.
Enviamos para você um email.
Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
Histórico de edição
Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.
Bibliografia
- VASCONCELOS, Rodrigo G et al. Atendimento odontológico a pacientes gestantes: como proceder com segurança. Revista Brasileira de Odontologia. Vol 69. 1 ed; 120-124, 2012
- CODATO, Lucimar A. B et al. Atenção odontológica à gestante: papel dos profissionais de saúde. Ciência & Saúde Coletiva. Vol 16. 4 ed; 22997-2301, 2011
- DA SILVA, Mara Elaine A. Protocolo Clínico para o Atendimento às Gestantes de Ribeirão das Neves. Trabalho de conclusão de curso de especialização, 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

