Uma delegação israelense viajará para Paris, na França, em breve para negociações de cessar-fogo na guerra na Faixa de Gaza, disse uma autoridade israelense à CNN.

A viagem ocorre no momento em que a CNN informou, na quinta-feira (23), que o diretor da CIA, a agência de Inteligência dos Estados Unidos, Bill Burns, está viajando de volta à Europa para tentar retomar discussões para cessar-fogo e libertação de reféns, de acordo com uma autoridade dos EUA.

A autoridade israelense não confirmou o cronograma exato nem forneceu mais informações sobre o motivo da viagem da delegação, ou então com quem se encontrariam.

Já a fonte norte-americana disse à CNN que o diretor da CIA está “em discussões frequentes com os egípcios, catarianos e israelense. Tanto o Egito como o Catar estão muito empenhados, tal como os israelenses”, destacou.

Uma autoridade do Catar também ressaltou à CNN que o primeiro-ministro do país, Mohammed bin Abdulrahman bin Jassim Al Thani, participará das negociações. O premiê está atualmente em Paris.

Nenhuma fonte confirmou os outros participantes nas reuniões.

Em negociações anteriores em Paris, estiveram presentes também o diretor da Mossad, o serviço de inteligência de Israel, David Barnea, e o chefe da inteligência egípcia, Abbas Kamel.

*Alex Marquardt, da CNN, contribuiu para esta reportagem

Fonte: CNN Brasil