Um mês completo com atividades diárias, que envolveu estudantes, agentes de trânsito e a sociedade civil. Palestras, blitzes educativas, ações de educação para o trânsito nos circuitos boêmios, atividades transversais com outros órgãos e secretarias. As ações incluem também uma campanha de comunicação e, para encerrar, uma ação de estímulo à doação de sangue que resultou no quantitativo de bolsas suficiente para salvar até 400 vidas. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) atuou intensivamente no mês de maio com o tema nacional do movimento “Paz no trânsito começa por você”, visando que a rotina responsável seja colocada em prática por todos aqueles que, diretamente ou indiretamente, estão envolvidos com a circulação nas vias e estradas. 

O departamento segue focado com a educação de crianças, jovens e adolescentes. Eles representam 80% nas mudanças de atitudes dentro do ciclo familiar. Para condutores, pedestres e agentes, a conscientização de que 90% dos sinistros de trânsito são de responsabilidade humana. O maior objetivo é reduzir o número de pacientes em UTI’s médicas – que hoje representam cerca de 60%. 

Seguindo o direcionamento do Governo do Estado, em que a educação é o pilar para a transformação, o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel ressaltou o trabalho executado pelo órgão. “Vamos seguir nessa luta diária. A paz no trânsito depende e começa através de nossas atitudes diárias. Precisamos nos conscientizar de que todas as vidas importam. Agradecer aos servidores do Detran que, diariamente, atuam nessa construção e a todos os outros parceiros e instituições que também buscam a paz. Vamos expandir as atividades por todo o ano, todos os dias”, concluiu. 

Semana Nacional de Trânsito 

Em setembro, o Brasil volta com mais um período dedicado ao trânsito. As atividades educativas e movimentos que buscam um trânsito mais seguro e com um menor número de sinistros. 

Maio Amarelo 2024 

Em 2024, a 11ª edição do Maio Amarelo – mês voltado para ações e planejamento por um trânsito cada vez melhor e mais seguro – contou com a inserção e participação dos órgãos de trânsito em todas as regiões do país. O Detran-BA veiculou, nos principais meios, uma campanha de comunicação com o objetivo de conscientizar o maior número de pessoas. 

Fonte: Ascom/Detran-BA

Fonte: Clique aqui

Créditos do autor: Lais Souza

Créditos da imagem: Reprodução/Divulgação

Os direitos de imagem e texto são de autoria dos respectivos autores e editores mencionados no post original. Consulte a fonte primária clicando em ‘Fonte: Clique aqui’. Esta plataforma respeita a legislação de direitos autorais vigente (Lei nº 9.610/1998) e compromete-se a retirar qualquer conteúdo que infrinja os direitos autorais mediante notificação apropriada. Clique em ‘Contato’ para falar conosco.