A dermatite herpetiforme é uma doença autoimune crônica que causa sintomas como pequenas bolhas vermelhas na pele, que podem ficar agrupadas e causar coceira intensa, semelhantes às lesões provocadas pelo herpes, afetando mais frequentemente a pele do couro cabeludo, ombros, nádegas, cotovelos e joelhos.
Essa doença, também conhecida como doença de Duhring-Brocq ou dermatite herpetiforme celíaca, é mais comum em pessoas que sofrem de doença celíaca, pois parece estar relacionada com a sensibilidade ao glúten, que é a proteína presente no centeio, trigo, malte e cevada. Entenda o que é a doença celíaca e principais sintomas.
O tratamento da dermatite herpetiforme é feito pelo dermatologista ou clínico geral, e envolve alterações na dieta, eliminando o glúten da alimentação do dia a dia, e uso de antibióticos para ajudar a aliviar os sintomas.
Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Foto da dermatite herpetiforme
Sintomas da dermatite herpetiforme
Os principais sintomas da dermatite herpetiforme são:
- Bolhas vermelhas e agrupadas na pele;
- Manchas vermelhas planas;
- Coceira nas costas, couro cabeludo, ombros, nádegas, cotovelos ou joelhos;
- Sensação de queimação nas regiões afetadas;
- Bolhas que estouram facilmente ao coçar;
- Placas vermelhas ou vergões com descamação;
- Feridas em volta das bolhas.
Os sintomas da dermatite herpetiforme são comuns de surgir no couro cabeludo, nádegas, cotovelos, joelhos e costas e, geralmente, aparecem de forma simétrica, ou seja, aparece em ambos os cotovelos ou ambos os joelhos, por exemplo.
Geralmente, a dermatite herpetiforme não deixa cicatrizes na pele após o desaparecimento das lesões, no entanto, pode deixar manchas claras ou escuras na pele.
Teste online de sintomas
A dermatite herpetiforme é um tipo de dermatite, como a dermatite de contato e dermatite atópica. Para saber a possibilidade de ter uma dermatite, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação e não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substituir a consulta com um dermatologista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da dermatite herpetiforme é feito pelo dermatologista ou clínico geral através da avaliação das características das lesões na pele e histórico de saúde.
Se deseja avaliar o risco de dermatite herpetiforme, marque uma consulta com o dermatologista mais perto de você:
Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!
Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar uma biópsia de pele, em que é retirado um pequeno pedaço da lesão para ser avaliado em laboratório, sendo então possível avaliar com mais detalhes as características das lesões e a presença de imunoglobulina A no local, o que é comum de ser verificado na dermatite herpetiforme. Saiba como é feita a biópsia de pele.
Além disso, o médico deve solicitar exames para diagnosticar a doença celíaca, como exame de urina, fezes e sangue, para verificar os níveis de anticorpos, teste genético e endoscopia intestinal com biópsia, por exemplo.
Possíveis causas
A principal causa da dermatite herpetiforme é a intolerância ao glúten, pois esta substância é capaz de ativar o sistema imune, dando origem à formação de imunoglobulina A (Ig A), uma substância que leva o organismo a atacar as células do intestino e da pele.
A predisposição genética, ou seja, ter parentes de primeiro grau, como pai ou mãe com doença celíaca ou dermatite herpetiforme, parece aumentar o risco do desenvolvimento dessas doenças.
Além disso, a exposição ao iodo também parece aumentar o risco de crises de dermatite herpetiforme, em pessoas com doença celíaca.
Como é feito o tratamento
O tratamento para a dermatite herpetiforme deve ser orientado pelo dermatologista ou clínico geral de acordo com as características das bolhas e com os outros sintomas apresentados. Assim, inicialmente é indicado realizar alimentação sem glúten, pois assim é possível prevenir o aparecimento de novas bolhas. Veja como tirar o glúten da dieta.
Porém, como a dieta demora algum tempo para fazer efeito, o dermatologista também pode indicar o uso de um antibiótico oral, como dapsona, que alivia os sintomas em 1 a 3 dias. Por poder provocar vários efeitos colaterais, como diarreia, náuseas e até anemia, a dose de dapsona deve ser diminuída ao longo do tempo até se achar a dose mínima capaz de aliviar os sintomas.
No caso de pessoas que não conseguem tolerar o tratamento com a dapsona, o dermatologista pode receitar o uso de pomadas com corticoides ou o uso de outros antibióticos, como a sulfapiridina, por exemplo.
99% dos leitores
acham este conteúdo útil
(108 avaliações nos últimos 12 meses)
Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem.
Enviamos para você um email.
Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
Histórico de edição
Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.
Bibliografia
- GARCÍA, C.; ARAYA, M. Dermatitis herpetiformis and celiac disease. Rev Med Chil. 149. 9; 1330-1338, 2021
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Dermatite Herpetiforme (Dermatite de Duhring-Brocq). 2021. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/doencas/dermatite-herpetiforme-dermatite-de-duhring-brocq/>. Acesso em 13 jan 2023
- MIRZA, H. A.; GHARBI, A.; BHUTTA, B. S. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Dermatitis Herpetiformis. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK493163/>. Acesso em 13 jan 2023
- REUNALA, T.; et al. Dermatitis Herpetiformis: An Update on Diagnosis and Management. Am J Clin Dermatol. 22. 3; 329–338, 2021
- ANTIGA, E.; et al. Dermatitis Herpetiformis: Novel Perspectives. Front Immunol. 10. 1290, 2019
- CELIAC DISEASE FOUNDATION. Dermatitis Herpetiformis. Disponível em: <https://celiac.org/about-celiac-disease/related-conditions/dermatitis-herpetiformis/>. Acesso em 13 jan 2023
- NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES (NIDDK). Dermatitis Herpetiformis. 2014. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/professionals/clinical-tools-patient-management/digestive-diseases/dermatitis-herpetiformis>. Acesso em 13 jan 2023
- MENDES, Fernanda B. R.; HISSA-ELIAN, Adaucto; ABREU, Marilda A. M. M.; GONÇALVES, Virgínica S. Revisão: dermatite herpetiforme. An Bras Dermatol. Vol 88. 4 ed; 594-599, 2013
- SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Dermatite Herpetiforme (Dermatite de Duhring-Brocq). Disponível em: <https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-herpetiforme-dermatite-de-duhring-brocq/66/>. Acesso em 20 abr 2021

