Cromo é um mineral importante para corpo pois participa do metabolismo de gordura, carboidratos e proteínas, tendo como benefícios aumentar a ação da insulina, da energia e da massa muscular e promover o controle da glicemia, por exemplo.

Esse mineral pode ser encontrado naturalmente em alguns alimentos, como carnes, ovos, vegetais e legumes, mas também pode ser usado na forma de suplementos alimentares, como o picolinato de cromo.

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Para obter os benefícios é importante incluir os alimentos ricos em cromo na alimentação do dia a dia ou usar os suplementos indicados pelo médico ou nutricionista.


Para que serve

O cromo é um mineral que serve para diversas funções no corpo, participando principalmente do metabolismo de carboidratos, o que aumenta a ação e a sensibilidade à insulina .

Além disso, é possível também que o cromo tenha atividade no metabolismo das gorduras e proteínas e, por isso, pode ser um ótimo aliado em dietas de emagrecimento e ganho de massa muscular.

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9 benefícios do cromo

Os principais benefícios do cromo são:

1. Auxiliar no tratamento da resistência à insulina

O cromo pode auxiliar no tratamento da resistência à insulina pois regula os receptores da insulina nas células, além de aumentar e prolongar o efeito da insulina no corpo.

2. Controlar a glicemia

O cromo ajuda a controlar a glicemia porque aumenta a sensibilidade das células à insulina, o que faz com que haja diminuição da quantidade de glicose circulante no sangue, promovendo o controle e a prevenção da diabetes.

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3. Favorecer a perda de peso

O cromo ajuda na perda de peso porque potencializa a ação da insulina, hormônio que aumenta a utilização de carboidratos e gorduras pelas células, como fonte de energia, e aumenta a absorção de proteínas.

Além disso, o aumento da ação da insulina também ajuda a diminuir a sensação de fome, pois a vontade de comer aparece quando esse hormônio está em baixa no organismo.

4. Auxiliar no tratamento da síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores, como obesidade abdominal, triglicerídeos e colesterol ruim alto, colesterol bom baixo e aumento do açúcar no sangue, que aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.

O cromo por agir no metabolismo de gorduras e carboidratos pode auxiliar no tratamento da síndrome metabólica, pois ajuda a reduzir o colesterol e aumentar a ação e sensibilidade à insulina.

5. Promover o ganho de massa muscular

O cromo também estimula a produção de músculos, pois aumenta a absorção de proteína no intestino, e faz com que ela seja mais utilizada pelas células musculares após o exercício físico, favorecendo a hipertrofia.

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6. Aumentar o metabolismo do corpo

Por promover o aumento da massa muscular, o cromo também ajuda a aumentar o metabolismo do corpo.

Isso porque o músculo é muito ativo e consome muita energia, diferente da gordura, que quase não gasta calorias. Assim, quando mais músculos, maior o metabolismo e mais fácil é o emagrecimento.

7. Regular os níveis de colesterol

O cromo também ajuda no controle do colesterol, pois atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e aumentando o colesterol HDL (bom), podendo ser indicado como complemento ao tratamento do colesterol alto.

8. Prevenir doenças cardiovasculares

Por atuar regulando os níveis de colesterol, o cromo pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC.

9. Auxiliar no tratamento dos ovários policísticos

O cromo também pode auxiliar no tratamento da síndrome dos ovários policísticos pois melhora a sensibilidade à insulina, uma vez que um dos fatores relacionados a essa síndrome é a resistência à insulina. 

Embora tenha benefícios para a saúde, ainda são necessários mais estudos científicos que comprovem os benefícios do cromo e, por isso, seu uso deve ser feito com indicação do médico ou nutricionista.

Como consumir

O cromo é um mineral que pode ser encontrado naturalmente em alimentos ou usado na forma de suplementos.

1. Alimentos ricos em cromo

O cromo pode ser encontrado naturalmente em alimentos, como:

  • Carnes, frango e frutos do mar;
  • Ovos;
  • Leite e derivados;
  • Grãos integrais como aveia, linhaça e chia;
  • Alimentos integrais, como arroz e pão;
  • Frutas, como uva, maçã e laranja;
  • Vegetais, como espinafre, brócolis, alho e tomate;
  • Leguminosas, como feijão, soja e milho.

O ideal é que esses alimentos fontes de cromo sejam consumidos juntamente com uma fonte de vitamina C, como laranja, abacaxi e acerola, para que seja possível aumentar a absorção desse mineral no intestino.

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2. Suplemento de cromo

Também é possível consumir o cromo na forma de suplementos em cápsulas, como o picolinato de cromo.

A dose por dia pode variar de acordo com as necessdades nutricionais e objetivo do tratamento, sendo que é recomendado tomar a cápsula juntamente com o almoço ou o jantar, de acordo a orientação do médico ou do nutricionista.

O consumo excessivo do suplemento de cromo pode causar sintomas como náuseas, vômitos e dores de cabeça.

O uso desse suplemento é normalmente indicado para pessoas que foram diagnosticadas com deficiência de cromo ou que são praticantes de atividade física intensa e que desejam o ganho de massa muscular. Veja mais sobre o uso do suplemento de cromo.

Quantidade diária de cromo

Para mulheres adultas a quantidade diária de cromo recomendada é de 25 mcg por dia, enquanto os homens precisam de 35 mcg por dia.

A deficiência desse mineral pode provocar sintomas como cansaço, irritabilidade, alterações do humor, e aumento dos níveis de glicose e colesterol no sangue.

No entanto, uma alimentação balanceada, contendo alimentos que são ricos em cromo, fornece as quantidades necessárias de cromo por dia.

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Formada em nutrição pela Universidade do Grande Rio, com registro CRN-4 10100509. Pós-graduada em Nutrição Clínica e estética. Mestre em Saúde Pública

Fonte: Tua Saúde!

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