Cromo é um mineral importante para corpo pois participa do metabolismo de gordura, carboidratos e proteínas, tendo como benefícios aumentar a ação da insulina, da energia e da massa muscular e promover o controle da glicemia, por exemplo.
Esse mineral pode ser encontrado naturalmente em alguns alimentos, como carnes, ovos, vegetais e legumes, mas também pode ser usado na forma de suplementos alimentares, como o picolinato de cromo.
Leia também: Picolinato de cromo: o que é, para que serve e como tomar
tuasaude.com/picolinato-de-cromo
Para obter os benefícios é importante incluir os alimentos ricos em cromo na alimentação do dia a dia ou usar os suplementos indicados pelo médico ou nutricionista.
Para que serve
O cromo é um mineral que serve para diversas funções no corpo, participando principalmente do metabolismo de carboidratos, o que aumenta a ação e a sensibilidade à insulina .
Além disso, é possível também que o cromo tenha atividade no metabolismo das gorduras e proteínas e, por isso, pode ser um ótimo aliado em dietas de emagrecimento e ganho de massa muscular.
Leia também: 9 dicas de dieta para ganhar massa muscular (com cardápio)
tuasaude.com/dieta-para-aumentar-a-massa-muscular
9 benefícios do cromo
Os principais benefícios do cromo são:
1. Auxiliar no tratamento da resistência à insulina
O cromo pode auxiliar no tratamento da resistência à insulina pois regula os receptores da insulina nas células, além de aumentar e prolongar o efeito da insulina no corpo.
2. Controlar a glicemia
O cromo ajuda a controlar a glicemia porque aumenta a sensibilidade das células à insulina, o que faz com que haja diminuição da quantidade de glicose circulante no sangue, promovendo o controle e a prevenção da diabetes.
Leia também: 14 frutas para diabéticos (e o que evitar)
tuasaude.com/frutas-recomendadas-para-diabetes
3. Favorecer a perda de peso
O cromo ajuda na perda de peso porque potencializa a ação da insulina, hormônio que aumenta a utilização de carboidratos e gorduras pelas células, como fonte de energia, e aumenta a absorção de proteínas.
Além disso, o aumento da ação da insulina também ajuda a diminuir a sensação de fome, pois a vontade de comer aparece quando esse hormônio está em baixa no organismo.
4. Auxiliar no tratamento da síndrome metabólica
A síndrome metabólica é um conjunto de fatores, como obesidade abdominal, triglicerídeos e colesterol ruim alto, colesterol bom baixo e aumento do açúcar no sangue, que aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares.
O cromo por agir no metabolismo de gorduras e carboidratos pode auxiliar no tratamento da síndrome metabólica, pois ajuda a reduzir o colesterol e aumentar a ação e sensibilidade à insulina.
5. Promover o ganho de massa muscular
O cromo também estimula a produção de músculos, pois aumenta a absorção de proteína no intestino, e faz com que ela seja mais utilizada pelas células musculares após o exercício físico, favorecendo a hipertrofia.
Leia também: 9 suplementos para ganhar massa muscular (e como usar)
tuasaude.com/suplementos-para-ganhar-massa-muscular
6. Aumentar o metabolismo do corpo
Por promover o aumento da massa muscular, o cromo também ajuda a aumentar o metabolismo do corpo.
Isso porque o músculo é muito ativo e consome muita energia, diferente da gordura, que quase não gasta calorias. Assim, quando mais músculos, maior o metabolismo e mais fácil é o emagrecimento.
7. Regular os níveis de colesterol
O cromo também ajuda no controle do colesterol, pois atua diminuindo o colesterol LDL (ruim) e aumentando o colesterol HDL (bom), podendo ser indicado como complemento ao tratamento do colesterol alto.
8. Prevenir doenças cardiovasculares
Por atuar regulando os níveis de colesterol, o cromo pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto ou AVC.
9. Auxiliar no tratamento dos ovários policísticos
O cromo também pode auxiliar no tratamento da síndrome dos ovários policísticos pois melhora a sensibilidade à insulina, uma vez que um dos fatores relacionados a essa síndrome é a resistência à insulina.
Embora tenha benefícios para a saúde, ainda são necessários mais estudos científicos que comprovem os benefícios do cromo e, por isso, seu uso deve ser feito com indicação do médico ou nutricionista.
Como consumir
O cromo é um mineral que pode ser encontrado naturalmente em alimentos ou usado na forma de suplementos.
1. Alimentos ricos em cromo
O cromo pode ser encontrado naturalmente em alimentos, como:
- Carnes, frango e frutos do mar;
- Ovos;
- Leite e derivados;
- Grãos integrais como aveia, linhaça e chia;
- Alimentos integrais, como arroz e pão;
- Frutas, como uva, maçã e laranja;
- Vegetais, como espinafre, brócolis, alho e tomate;
- Leguminosas, como feijão, soja e milho.
O ideal é que esses alimentos fontes de cromo sejam consumidos juntamente com uma fonte de vitamina C, como laranja, abacaxi e acerola, para que seja possível aumentar a absorção desse mineral no intestino.
Leia também: Vitamina C: para que serve, alimentos e quantidade recomendada
tuasaude.com/vitamina-c
2. Suplemento de cromo
Também é possível consumir o cromo na forma de suplementos em cápsulas, como o picolinato de cromo.
A dose por dia pode variar de acordo com as necessdades nutricionais e objetivo do tratamento, sendo que é recomendado tomar a cápsula juntamente com o almoço ou o jantar, de acordo a orientação do médico ou do nutricionista.
O consumo excessivo do suplemento de cromo pode causar sintomas como náuseas, vômitos e dores de cabeça.
O uso desse suplemento é normalmente indicado para pessoas que foram diagnosticadas com deficiência de cromo ou que são praticantes de atividade física intensa e que desejam o ganho de massa muscular. Veja mais sobre o uso do suplemento de cromo.
Quantidade diária de cromo
Para mulheres adultas a quantidade diária de cromo recomendada é de 25 mcg por dia, enquanto os homens precisam de 35 mcg por dia.
A deficiência desse mineral pode provocar sintomas como cansaço, irritabilidade, alterações do humor, e aumento dos níveis de glicose e colesterol no sangue.
No entanto, uma alimentação balanceada, contendo alimentos que são ricos em cromo, fornece as quantidades necessárias de cromo por dia.
Leia também: 8 benefícios da alimentação saudável (e como fazer)
tuasaude.com/alimentacao-e-saude
compartilhe a informação
99% dos leitores
acham este conteúdo útil
(414 avaliações nos últimos 12 meses)
Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem.
Enviamos para você um email.
Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
Histórico de edição
Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.
Bibliografia
- NIH – NATIONAL INSTITUTE OF HEALTH – OFFICE OF DIETARY SUPPLEMENTS. Chromium – Fact Sheet for Health Professionals. 2022. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/Chromium-HealthProfessional/>. Acesso em 16 jan 2024
- ALESI, S.; et al. Nutritional Supplements and Complementary Therapies in Polycystic Ovary Syndrome. Adv Nutr. 13. 4; 1243-1266, 2022
- KHARE, S.; et al. Dietary Chromium Picolinate Supplementation Improves Glucose Utilization in Transition Calf by Ameliorating Insulin Response. Biol Trace Elem Res. 20. 6; 2795-2810, 2023
- BJORKLUND, G.; et al. The Role of Zinc and Copper in Insulin Resistance and Diabetes Mellitus. Curr Med Chem. 27. 39; 6643-6657, 2020
- OMANPARAST, F.; et al. The effects of chromium and vitamin D3 co-supplementation on insulin resistance and tumor necrosis factor-alpha in type 2 diabetes: a randomized placebo-controlled trial. Appl Physiol Nutr Metab. 45. 5; 471-477, 2020
- NIH NATIONAL INSTITUTES HEALTH. Chromium. 2021. Disponível em: <https://ods.od.nih.gov/factsheets/Chromium-HealthProfessional/>. Acesso em 17 jan 2022
- ROCHA, Ana Gleyciane L.; CAVALCANTE, Jorge Luis P. Consumo de cromo e estado nutricional de universitários em Sobral, Ceará, Brasil. Rev Med (São Paulo). Vol 98. 5 ed; 298-303, 2019