O Conselho Estadual de Saúde da Bahia em parceria com a CCR Metrô Bahia vai realizar de 25 a 28 de março, uma ação de conscientização sobre a dengue nas estações do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro do, visando promover saúde, prevenção e conscientização para a população. A ação faz parte da campanha idealizada pelo CES-BA “Criar Mosquito da Dengue em Casa é Barril”, que tem como objetivo conscientizar sobre a importância de evitar o surgimento de focos de larvas do Aedes aegypti e, consequentemente, a propagação da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, em média, 80% do foco estão nas residências. Diante disso, a ação além de alertar a população sobre como identificar os principais sinais e sintomas da dengue, também irá orientar e incentivar a busca pelo serviço de saúde, para acelerar o diagnóstico. Durante os quatro dias, a equipe do conselho estará à disposição dos passageiros para esclarecer cuidados que podem ser adotados diariamente.

As ações estão programadas para acontecer entre 07h e 09h, nos seguintes locais:

  • DATA: 25/03
  • ESTAÇÃO: PIRAJÁ
  • DATA: 26/03
  • ESTAÇÃO: ACESSO NORTE
  • DATA: 27/03
  • ESTAÇÃO: AEROPORTO
  • DATA: 28/03
  • ESTAÇÃO: ÁGUAS CLARAS

De acordo com o presidente do CES-BA, Marcos Gêmeos, a realização da ação nas estações de metrô é bastante positiva, pois intensifica as atividades e orientações no combate ao Aedes Aegypti, uma vez que este espaço tem grande circulação de pessoas todos os dias, ampliando assim o acesso da população às informações.

Importante reforçar que de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, 272 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue. Outros 34 estão em risco e 7 em alerta. São 62.478 casos prováveis da doença até o dia 16 de março de 2024. No mesmo período de 2023, foram notificados 12.479 casos prováveis, o que representa um incremento de 400,7%

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *