Para calcular com quantas semanas de gravidez se está é necessário saber a data Data da Última Menstruação (DUM) e contar, em um calendário, quantas semanas existem desde esse dia até à data atual. Esse número corresponderá ao número de semanas de gravidez.

Por exemplo, se a data atual fosse 23 de junho, uma mulher que teve o primeiro da última menstruação no dia 15 de abril deve contar no total 69 dias desde a última menstruação e, ao dividir esse número por 7 (número de dias em uma semana), encontrar como resultado uma idade gestacional de 9 semanas e 6 dias, sendo 6 o resto da divisão de 69 por 7.

O médico também pode informar a idade gestacional corrigida, que é a data sugerida pela ultrassonografia. Essa data é considerada ter maior exatidão e ajuda a prever a data provável do parto. Confira como calcular a data provável do parto.

Calculadora de idade gestacional

Uma forma mais fácil de saber a idade gestacional é utilizando a nossa calculadora gestacional:

A calculadora gestacional ajuda a saber o número de semanas e dias que se passaram desde o início da gravidez automaticamente, bastando informar a data da última menstruação. Entenda melhor como funciona a calculadora gestacional. 

E se não souber da data da última menstruação?

Quando a mulher não tem certeza qual foi o dia da última menstruação, a forma mais segura de saber com quantas semanas de gestação está é consultando o obstetra, que poderá indicar a idade gestacional através da ultrassonografia.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.




Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Tabela gestacional em semanas e meses

Segundo o Ministério da Saúde (2014), a tabela gestacional de conversão da idade gestacional em semanas ou meses é:

Veja como é a gravidez semana a semana.

Imagem do autor

Coordenador médico do pronto socorro de ginecologia e obstetrícia da Rede D’Or – Unidades Itaim e Maternidade Star. CRM-SP 116866.





91% dos leitores

acham este conteúdo útil



(1.525 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Bibliografia
  • HALL, Eric S. et al. Evaluation of Gestational Age Estimate Method on the Calculation of Preterm Birth Rates. Matern Child Health J. 2013
  • PEREIRA, Ana Paula E. et al. Determinação da idade gestacional com base em informações do estudo Nascer no Brasil. Cad. Saúde Pública. Vol 30. 59-70, 2014
  • JYOTHSNA, B. et al. Gestational Age Correlation by Last Menstrual Period, Ultrasonography and Newballardscore. International Journal of Contemporary Medical Research. Vol 5. 7 ed; 77-83, 2018

Fonte: Tua Saúde!