Um cometa de chifres, chamado de “Cometa do Diabo”, poderá ser visto a olho nu ou com a ajuda de binóculos durante eclipse solar. Mais especificamente,  no dia 8 de abril. Os astrônomos esperam que, neste período, ele faça uma rara aparição.  Porém, será visível apenas em partes do Hemisfério Norte. Os últimos dias de março, no entanto, podem oferecer a melhor visão para quem estiver na região. Esta é a afirmação do Dr. Paul Chodas, gerente do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra.


“Cometa do Diabo”

Foto: Reprodução/X/Comet Chasers / Perfil Brasil

“O cometa vai brilhar um pouco mais à medida que se aproxima do sol, e deve ser visível a olho nu baixo no oeste cerca de uma hora após o pôr do sol,” afirma.

Cometa do Diabo

O cometa, que parece ter chifres, é um fenômeno raro, pois completa apenas uma órbita ao redor do sol a cada cerca de 71 anos. Sua aparição é um fato semelhante ao Cometa Halley: conseguir observá-lo pode representar uma oportunidade única na vida.

Ao se aproximar da Terra, torna a visibilidade possível. A boa notícia é que essa aproximação não oferece risco algum ao planeta nem à vida dos seres humanos, já que estará a uma distância segura de cerca de 1,5 unidade astronômica da Terra.

O cometa, que tem o nome científico de Pons-Brooks, não passará pela Terra novamente por décadas. Leva o nome do astrônomo que o observou pela primeira vez, em 1812: Jean-Louis Pons. Composto por gelo, poeira, pequenas partículas rochosas e nuvens de gases, desperta a curiosidade do público.

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *