A Casa Branca disse na terça-feira que uma leitura atenta das posições de negociação de Israel e do Hamas sobre um compromisso de cessar-fogo para reféns sugere que ambos os lados devem ser capazes de chegar a um acordo.
“Eles devem ser capazes de fechar as lacunas restantes”, disse o porta-voz da segurança nacional, John Kirby. “Vamos fazer tudo o que pudermos para apoiar esse processo e alcançar esse resultado.”
O diretor da CIA, Bill Burns, esteve no Cairo, no Egito, para discussões na terça-feira (7), depois que o Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo, mas que Israel disse estar “longe de” atender às suas demandas.
Entregas de ajuda humanitária
Kirby ressaltou que é “absolutamente crítico” que Israel permita a entrada de ajuda humanitária em Gaza, depois que os militares de Israel assumiu o controle das travessias em Kerem Shalom e Rafah, bloqueando dois pontos vitais para assistência no território palestino.
“Rafah agora está fechado por causa dessa operação que estão conduzindo, e Kerem Shalom está fechado há vários dias“, disse o porta-voz da Segurança Nacional, John Kirby, à CNN.
O exército de Israel capturou o lado palestino de Rafah atravessando a fronteira em um ataque noturno lançado na segunda-feira (6), depois de ordenar que a retirada dos habitantes de Gaza em partes de Rafah no início do dia.
Kerem Shalom foi fechado na semana passada depois de ter sido atingido por pelo menos 10 foguetes, matando três soldados israelenses, em um ataque reivindicado pelo Hamas.
Compartilhe: