O câncer de tireoide é um tumor que surge na glândula tireoide e que, nos estágios iniciais, causa o surgimento de um caroço no pescoço que, quando mais agressivo, pode aumentar de tamanho rapidamente e provocar outros sintomas como rouquidão e/ou dificuldade para engolir.
O diagnóstico geralmente é feito por meio de exames como o ultrassom de tireoide e a punção aspirativa por agulha fina (PAAF), no entanto exames como a tomografia ou ressonância magnética também podem ser indicados. Quando identificado, o tratamento geralmente envolve a remoção do tumor por meio de cirurgia.
Em caso de suspeita de câncer de tireoide é importante consultar um clínico geral ou endocrinologista para uma avaliação detalhada, porque quando o tratamento é realizado adequadamente, o câncer de tireoide tem cura na maioria dos casos.
Principais sintomas
Os principais sintomas de câncer de tireoide são:
- Nódulo ou caroço no pescoço;
- Inchaço no pescoço;
- Rouquidão;
- Dificuldade para respirar;
- Surgimento de ínguas no pescoço;
- Dificuldade para engolir.
No entanto, o câncer de tireoide geralmente causa poucos sintomas na fase inicial, sendo que o surgimento de um caroço ou inchaço no pescoço tende a ser o único sintoma neste estágio, que pode acabar passando despercebido.
Em caso de suspeita de câncer de tireoide é importante consultar um clínico geral ou endocrinologista para fazer uma avaliação mais detalhada e iniciar o tratamento mais apropriado.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico do câncer de tireoide geralmente é feito pelo clínico geral ou endocrinologista, que pode indicar exames de sangue, como a dosagem de TSH e T4 livre, e o ultrassom da tireoide.
No entanto, para confirmar o diagnóstico de câncer a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) do nódulo é indicada, pois permite identificar a presença de células malignas na glândula. Entenda melhor como é feita a PAAF e o seu resultado.
Além disso, outros exames de imagem como a tomografia computadorizada ou ressonância magnética também podem ser indicados, principalmente se existir suspeita de presença do câncer em outras partes do corpo.
Marque uma consulta com o médico mais próximo para investigar o câncer de tireoide e avaliar a necessidade de tratamento:
Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!
Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
Tipos de câncer de tireoide
Os principais tipos de câncer da tireoide são:
- Carcinoma papilífero: é o tipo mais comum de câncer de tireoide e de tratamento mais fácil;
- Carcinoma folicular: é menos frequente que o carcinoma papilífero, mas geralmente também tem um bom prognóstico;
- Carcinoma medular: é raro e geralmente causa apenas um nódulo na tireoide, mas o tratamento pode ser difícil devido à presença de metástases;
- Carcinoma anaplásico: é o tipo mais raro e agressivo, e o tratamento geralmente não tem bons resultados.
Embora a identificação do tipo de câncer da tireoide auxilie na indicação do tratamento mais adequado, outras características como o crescimento do tumor e presença de metástases também são fatores que geralmente são avaliados.
Como é feito o tratamento
O tratamento do câncer de tireoide geralmente é orientado pelo endocrinologista ou oncologista que leva em consideração o tipo de câncer, seu tamanho e a presença de metástases, e geralmente envolve a remoção do tumor por meio de cirurgia. Saiba como é feita a cirurgia de tireoide.
Além da cirurgia, a terapia com iodo radioativo e hormônio da tireoide geralmente são indicados para completar o tratamento. Além disso, a quimioterapia e radioterapia também podem ser indicadas, especialmente nos casos de tumores mais avançados e que não responderam bem aos tratamentos iniciais.
Assista o vídeo seguinte e confira as dicas de dieta para o tratamento com iodo radioativo:
Câncer de tireoide tem cura?
Em alguns casos, o câncer de tireoide pode ser curado, principalmente quando identificado nos estágios iniciais, no entanto o sucesso do tratamento geralmente depende do tamanho do tumor, presença de metástases e envolvimento de outros órgãos, vasos sanguíneos e nervos próximos.
Além disso, dependendo do tipo de câncer, o tratamento pode ser mais difícil, como é o caso do carcinoma anaplásico, que mesmo sendo identificado cedo pode não conseguir ser tratado adequadamente devido à sua agressividade.
Como é a recuperação
Normalmente, a pessoa pode voltar às suas tarefas habituais no dia após a cirurgia, no entanto é importante evitar esportes e esforços por cerca de 10 dias a 2 semanas. Após a cirurgia, alterações como dificuldade para engolir, rouquidão e hipoparatireoidismo podem ocorrer, no entanto geralmente são transitórios. Entenda o que é hipoparatireoidismo e seus sintomas.
Além disso, no acompanhamento geralmente são indicados exames para verificar a efetividade da cirurgia em remover o tumor, como o ultrassom do pescoço e a dosagem de calcitonina, tireoglobulina ou antígeno carcinoembrionário (CEA) no sangue, que podem precisar ser repetidos regularmente. Veja para que serve o CEA e como entender o resultado.
98% dos leitores
acham este conteúdo útil
(61 avaliações nos últimos 12 meses)
Bibliografia
- GINAT, Daniel T; AVRAM, Anca M. Chapter 4 Thyroid Malignancy: Staging and Restaging. Semin Ultrasound CT MR. Vol.38, n.5. 495-505, 2017
- MATHONNET, N. C. Complications after total thyroidectomy. Journal of Visceral Surgery. Vol.150, n.4. 276-284, 2013
- AMERICAN THYROID ASSOCIATION. Thyroid Surgery. 2017. Disponível em: <https://www.thyroid.org/wp-content/uploads/patients/brochures/ThyroidSurgery.pdf>. Acesso em 10 ago 2022
- STATPEARLS. Thyroid Cancer. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK459299/>. Acesso em 10 ago 2022
- CABANILLAS, Maria E; MCFADDEN, David G; DURANTE, Coismo . Thyroid cancer. Lancet. Vol.388, n.10061. 2783-2795, 2016
- STATPEARLS. Thyroid Nodule. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK535422/>. Acesso em 10 ago 2022
- Rosário, Pedro Weslley. et al. Nódulo tireoidiano e câncer diferenciado de tireoide: atualização do consenso brasileiro. Arq Bras Endocrinol Metab. 2013;57/4 . Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abem/v57n4/pt_02.pdf
- DR. RENATO CAPUZZO. O que você precisa saber sobre tireóide. Disponível em: <https://www.sbccp.org.br/arquivos/informacoes_sobre_tireoide.pdf>. Acesso em 17 abr 2020