Campanha leva agentes da Transalvador ao Hemoba para doação de sangue – Secretaria de Comunicação

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Em alusão ao Mês em Memória às Vítimas do Trânsito, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) promoveu, nesta terça-feira (26), uma mobilização especial na Fundação Hemoba, na Avenida Vasco da Gama. Aproximadamente 100 agentes compareceram à instituição para colaborar com o compromisso de preservar vidas e chamar atenção para as consequências dos sinistros de trânsito no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Salvador, o último Relatório Anual de Segurança Viária da Transalvador registrou 118 mortes em 2023, um dado que reforça a necessidade de ações de conscientização e fiscalização.

Agente de trânsito há 24 anos, Luciano Araújo sempre participa das campanhas do órgão municipal. “Venho várias vezes ao ano por entender que doar sangue ajuda a salvar vidas, não apenas no trânsito, mas em muitas outras situações. Ações como essa contribuem para sensibilizar toda a população. É um chamado para que todos venham. É muito triste presenciar uma pessoa machucada em um acidente de trânsito. Com certeza esse sangue que doamos ajuda a cuidar dessas pessoas”, disse Araújo, que há oito anos é doador oficial da Fundação Hemoba.

Ações educativas – Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo, totalizando 1,25 milhão de óbitos anuais. Para Fernando Pinto, representante da Bloomberg Philanthropies para a Segurança Global no Trânsito (BIGRS), apoiadora das ações de trânsito em Salvador, os altos índices reforçam a necessidade de ações educativas.

“Iniciativas como essa chamam atenção para os dados e despertam o altruísmo. Sabemos da correria da vida de um agente e mesmo assim eles estão aqui dedicando parte do seu tempo para doar sangue. Isso é sensacional!”, frisou.

A ação integra a Semana de Doação de Sangue, que acontece de 25 a 30 de novembro. Dados da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) mostram que 60% dos leitos de UTI são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito e que esses pacientes respondem a 50% das cirurgias de urgência no SUS. Segundo Margareth Mascarenhas, coordenadora de captação de doadores do Hemoba, as 100 doações dos agentes foram de suma importância para diminuir o déficit do banco de sangue.

“Precisamos muito e os agentes fizeram a parte deles. Só temos a agradecer a todos os colaboradores da Transalvador. Graças a esse gesto estão ajudando as cirurgias dos nossos hospitais da rede SUS se concretizarem. A cada bolsa doada, quatro vidas podem ser salvas”, afirma, lembrando que a parceria entre a Transalvador e o Hemoba já se estende por quase uma década.

O gerente de trânsito da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Antônio Neri, também esteve no Hemoba na ação desta terça-feira. “Lembrar das vítimas do trânsito promovendo doação de sangue é transformador. É a Transalvador fazendo a diferença na vida das pessoas. Com certeza é o despertar da humanidade, da empatia. Viemos com 100 agentes, mas a ideia é termos a contribuição de todos que puderem. Então que esse sentimento de solidariedade se espalhe nos nossos agentes de trânsito. O Hemoba está de portas abertas para mais e mais doações. Venham todos!”, convidou.

Semana do Doador – Com o tema “Cada doação, uma nova história”, a Semana do Doador, que acontece de 25 a 30 de novembro, celebra o aniversário de 35 anos da Fundação Hemoba. Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, com intervalo para almoço; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (Osid), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site do Hemoba, no endereço http://hemoba.ba.gov.br/.

Fonte: Clique aqui