O eclipse solar total na segunda-feira (8) está gerando entusiasmo entre os observadores do universo nos Estados Unidos. Entre eles está uma fanática pelo fenômeno que assistiu a 20 eclipses solares ao redor do mundo: Leticia Ferrer, uma mulher de 63 anos que vive no norte do Texas.

Em 1991, Ferrer viajou para o México para ver seu primeiro eclipse solar. Desde então, ela viajou para todos os sete continentes para ver 20 eclipses – Ferrer não perdeu um desde 1998.

“Eu sou viciada nesse sentimento”, disse Ferrer. “E então, é claro, há sempre o planejamento para o próximo. Minha vida é regida pelos eclipses.”

Ferrer, que tem um podcast sobre eclipse chamado “Totality Talks”, guarda dinheiro de seu orçamento para despesas de viagem e garante férias de seu trabalho em telecomunicações, nas datas marcadas para ver o fenômeno.

Ao contrário de outros eclipses solares, Ferrer e seu marido Daniel Brookshier não precisarão viajar muito para o evento de 8 de abril, porque a área de Dallas onde vivem está dentro do caminho do eclipse. Ferrer disse que isso não acontece desde 1878.

Para aumentar o conhecimento sobre o próximo evento celestial, Ferrer viajou por todo o estado do Texas falando em escolas e comunidades locais.

“Esse é o meu objetivo, é fazer com que mais pessoas se interessem por ela, para que não percam essa oportunidade maravilhosa”, disse Ferrer.

Na quarta-feira (3), Ferrer fez uma apresentação para alunos de quarta e quinta séries da Frank Moates Elementary School, em Dallas.

“Acho que vai ser assustador porque vai ser muito escuro durante o dia”, disse HectorTeran, de 9 anos. “E eu nunca vi um eclipse. Então, meus pais também estão assustados, porque eles também nunca viram um eclipse.”

Ferrer perseguiu seu sonho de testemunhar cada eclipse solar mesmo com eventos desafiadores da vida.

Em 2017, ela adiou um procedimento após um diagnóstico de câncer de ovário para ver o eclipse solar total naquele verão. Ela viajou para a Argentina em 2010 para ver o fenômeno depois que seu primeiro marido, John Echols, faleceu naquele ano.

“Ele faleceu e eu disse: ‘Quer saber? Eu vi seus sonhos morrerem com ele e não vou deixar meus sonhos morrerem”, disse Ferrer. “Então, eu fui em 2010, sozinha.”

Um ano depois, Ferrer conheceu seu atual marido Daniel Brookshier em um site de namoro, onde ela explicitamente deixou claro em seu perfil, que sua missão é ver todos os eclipses solares.

“Alguns pretendentes iam embora quando descobriam quanto custava”, disse Ferrer. “Daniel foi quem me procurou na internet, viu meus vídeos e disse: ‘Isso é muito legal.””

Brookshier só perdeu dois eclipses solares desde que conheceu Letícia e disse que está ansioso para o evento desta segunda-feira (8).

“Eu acho que este vai ser o primeiro que nós não temos que pegar dois aviões pelo menos para chegar”, disse Brookshier.

Ferrer disse que espera chegar aos 103 anos para ver seu 50º eclipse solar total.

Fonte: CNN Brasil