O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, pediu ao Hamas para aceitar rapidamente a mais recente e “extraordinariamente generosa” proposta de Israel para uma trégua em Gaza para garantir a libertação de reféns, em uma reunião especial do Fórum Econômico Mundial realizada na capital saudita, Riade, nesta segunda-feira (29).

Negociadores do Hamas devem se encontrar com mediadores do Catar e do Egito no Cairo nesta segunda-feira (29) para entregar uma resposta à proposta de trégua faseada que Israel apresentou no fim de semana, antes de um ataque israelense planejado para acontecer na cidade de fronteira sul de Rafah.

Blinken reiterou que os EUA não poderiam apoiar um ataque terrestre israelense em Rafah – onde Israel diz que os últimos quatro batalhões intactos do Hamas estão escondidos – “na ausência de um plano (israelense) para garantir que os civis não serão prejudicados.”

Blinken, falando anteriormente na abertura de uma reunião com os países árabes do Golfo, disse que a maneira mais eficaz de enfrentar a crise e criar espaço para uma solução mais duradoura é obter um cessar-fogo que permita a libertação de reféns mantidos pelo Hamas.

Os combatentes do Hamas atacaram Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas e capturando 253 reféns, de acordo com os números israelenses.

Israel retaliou impondo um cerco total a Gaza, depois montando um ataque aéreo e terrestre que matou mais de 34 mil palestinos, de acordo com autoridades de saúde em Gaza, governada pelo Hamas.

Fonte: CNN Brasil