Estudantes protestam por melhores condições em escola em Salvador

Estudantes do Colégio Estadual Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, realizaram uma manifestação na frente da unidade de ensino, nesta sexta-feira (22), pedindo a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula. A mobilização afetou o trânsito da rua Oswaldo Cruz, onde fica a escola.

Segundo os estudantes, o Colégio Manoel Devoto teria passado por uma reforma elétrica em 2023, que durou três meses, e visava a instalação dos equipamentos de refrigeração. Os alunos afirmam que os aparelhos nunca chegaram.

Alunos de colégio estadual protestam na BA — Foto: TV Bahia

“Como que estuda desse jeito? Queremos uma solução urgente. Pessoas passam mal dentro das salas por conta do calor”, contou uma das estudantes ao Bahia Meio Dia, jornal da TV Bahia.

Ainda segundo os alunos, as salas de aula possuem ventiladores, mas os aparelhos não são capazes de garantir o bem-estar dentro do ambiente escolar.

Em nota, a Secretária de Educação do Estado da Bahia (SEC) informou que deu entrada no trâmite para o lançamento de uma licitação para construção a subestação de energia elétrica, que permitiria a instalação dos aparelhos de ar-condicionado no prédio.

Ainda conforme a SEC, será necessário fazer uma obra de requalificação técnica na rede elétrica para garantir a segurança durante o uso dos equipamentos.

O g1 questionou novamente a Secretaria de Educação, pois os estudantes da unidade afirmam que uma reforma na rede já teria sido feita em 2023.

Até o momento, não foi enviada uma resposta sobre qual foi a reforma citada pelos estudantes e se ela já não seria suficiente para instalação da subestação de energia.

Confira abaixo a nota enviada pela SEC na íntegra

“Já está em trâmite o processo para lançamento da licitação para construção de uma subestação de energia elétrica, o que permitirá a instalação dos aparelhos de ar-condicionado no prédio do Colégio Estadual Manoel Devoto.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) reforça que, para as unidades escolares serem contempladas com a instalação de aparelhos de ar-condicionado, é necessário a requalificação técnica na rede elétrica, de forma a garantir a utilização dos equipamentos com segurança, especialmente no caso do Colégio Manoel Devoto, que tem uma estrutura antiga datada de 1957.”

Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻

Fonte

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *