O alendronato de sódio é um remédio indicado para o tratamento da osteoporose em homens ou mulheres na pós menopausa, ajudando a evitar o risco de fraturas das vértebras da coluna ou do quadril.

Esse remédio age inibindo a reabsorção óssea, ajudando a manter a densidade dos ossos e a reduzir o risco de fratura, podendo ser encontrado na forma de comprimidos contendo 70 mg de alendronato, para ser tomado pelo menos 30 minutos antes do café da manhã.

O alendronato de sódio pode ser oferecido gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, ou comprado em farmácias ou drogarias com os nomes comerciais Bonagran, Bonopreve, Fosamax ou Osteoform, por exemplo, ou na sua forma genérica.


Para que serve

O alendronato é indicado para o tratamento da osteoporose, que é a diminuição da densidade dos ossos que aumenta as chances de fraturas na coluna ou quadril, em mulheres na pós-menopausa ou homens. Confira os principais sintomas da osteoporose.

Esse remédio deve ser usado com indicação do ortopedista, após a realização de exames de diagnóstico, e pelo tempo de tratamento estabelecido pelo médico.

Se deseja marcar consulta com um ortopedista, selecione a região mais próxima:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.



Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.


Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Como tomar

O comprimido de alendronato de sódio deve ser tomado por via oral, com um copo de água, e ingerido de estômago vazio, pelo menos 30 minutos antes do café da manhã. É recomendado não deitar após ingerir o comprimido, de forma a evitar irritação no esôfago.

A dose recomendada para homens ou mulheres pós-menopausa é de 1 comprimido de alendronato de sódio 70 mg, 1 vez por semana, pelo tempo de tratamento orientado pelo médico. Veja outros remédios indicados para osteoporose.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do alendronato de sódio são prisão de ventre, diarreia, dor abdominal, azia, dor de estômago, náusea, dor nos ossos ou nas articulações.

Além disso, o alendronato pode causar reações mais graves que devem ser comunicadas ao médico imediatamente, como dificuldade ou dor ao engolir, dor no peito, tosse com sangue, dor nas costelas, coxa ou quadril, espasmos ou contrações musculares, ou sensação de formigamento nas mãos, pés ou boca.

O alendronato de sódio também pode causar reações alérgicas ou anafiláticas, devendo a pessoa ir imediatamente ao pronto-socorro, caso surjam sintomas como inchaço na boca, língua ou rosto, ou dificuldade para respirar. Saiba identificar todos os sintomas da anafilaxia.

Quem não deve usar

O alendronato de sódio não deve ser usado por crianças, adolescentes, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham estreitamento do esôfago, acalasia, incapacidade de permanecer em pé ou sentado por no mínimo 30 minutos.

Além disso, esse remédio não deve ser tomado por pessoas alérgicas ao alendronato ou qualquer outro componente do comprimido.

O alendronato de sódio também não deve ser usado por pessoas com deficiência de Vitamina D, insuficiência renal grave ou com diminuição de cálcio no sangue.

Imagem do autor

Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.





90% dos leitores

acham este conteúdo útil



(40 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

  • 29 de abril, 2024 (Versão atual)

  • 10 de maio, 2023

  • 3 de fevereiro, 2010

  • Criado em
    fevereiro, 2010

Bibliografia
  • COUGHLAN, T.; DOCKERY, F. Osteoporosis and fracture risk in older people. Clin Med (Lond). 14. 2; 187-91, 2014
  • ANVISA. Alendronato de sódio – comprimidos de 70 mg. 2023. Disponível em: <https://consultas.anvisa.gov.br/#/bulario/q/?nomeProduto=ALENDRONATO%20DE%20SODIO>. Acesso em 10 mai 2023
  • CUMMINGS, S. R.; et al. History of alendronate. Bone. 137. 115411, 2020
  • BLACK, D: M.; ROSE, C. J. Clinical Practice. Postmenopausal Osteoporosis. N Engl J Med. 374. 3; 254-62, 2016

Fonte: Tua Saúde!