O pior desastre nuclear da história completa 38 anos nesta sexta-feira (26). O acidente no reator nuclear de Chernobyl, liberou 400 vezes mais material radioativo do que a bomba atômica de Hiroshima.

O desastre enviou uma nuvem de precipitação radioativa sobre centenas de milhares de quilômetros quadrados em uma área que inclui territórios da Ucrânia, Rússia e Belarus.

Em Pripyat, território onde hoje é a Ucrânia, mais de 30 pessoas morreram, mas inúmeras outras faleceram devido à radiação, segundo a Agência Internacional de Energia Atômica e a Organização Mundial de Saúde.

Veja fotos históricas da usina e de como ficaram as áreas próximas, abandonadas há décadas, na galeria acima.

O que causou o acidente de Chernobyl?

O acidente nuclear de Chernobyl foi causado por um infeliz conjunto de erros humanos e falhas na concepção do reator.

Uma reação em cadeia incontrolável dentro do reator causou um aumento acentuado na temperatura, que resultou na fusão das barras de combustível, uma explosão de vapor e um incêndio.

As barras de combustível derretidas se acumularam temporariamente no fundo da câmara do reator antes irem para os níveis mais profundos da usina.

O material fundido do reator resultante do acidente é chamado “cório”, sendo possivelmente a substância mais perigosa da Terra.

Fonte: CNN Brasil