A principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade de seus sintomas e, de forma mais técnica, o local afetado das vias respiratórias.
De modo geral, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração. Além disso, no resfriado a região afetada é mais superior do pulmão, enquanto que na gripe, todo o pulmão pode ser afetado.
Leia também: Resfriado: sintomas, causas, remédios e tratamento
tuasaude.com/resfriado
Além disso, a transmissão da gripe ocorre principalmente durante o inverno e o contágio é muito fácil, bastando ter alguém gripado numa sala para que em pouco tempo todos sejam contaminados com a doença. Entenda melhor como acontece a transmissão da gripe.
Quadro das principais diferenças
No quadro a seguir estão resumidas as principais diferenças entre gripe e resfriado:
Semelhante à gripe e ao resfriado, existe ainda a síndrome gripal, que pode ser provocada pelo vírus da gripe, mas também por outros vírus ou bactérias. Os seus sintomas são parecidos aos da gripe e incluem febre, tosse, dor de garganta, dores musculares e dor de cabeça.
Embora a síndrome gripal possa ser tratada em casa com repouso e a ingestão de líquidos, existem casos em que os sintomas podem piorar para febre alta e persistente ou dificuldade para respirar, por exemplo. Nesses casos, é recomendado ir ao hospital para fazer o diagnóstico com um clínico geral e iniciar o tratamento com um antibiótico, se necessário.
Leia também: 10 principais sintomas de gripe (e como aliviar)
tuasaude.com/sintomas-de-gripe
O que fazer em caso de gripe
O tratamento da gripe pode ser feito com medicamentos receitados pelo médico que podem incluir Paracetamol, para baixar a febre, e remédios para gripe como Cegripe, por exemplo, porque contêm substâncias que ajudam a aliviar outros sintomas, como a coriza. Dependendo do tempo de doença e gravidade, pode ser indicado uso de antivirais, como o oseltamivir (Tamiflu).
Além disso é recomendado repousar e beber muitos líquidos, como água, sucos, chás ou sopas. Confira outras dicas para diminuir os sintomas da gripe.
Veja como preparar alguns chás para o tratamento da gripe nesse vídeo:
Uma vez que o vírus da gripe chega aos pulmões, se a pessoa não realizar nenhum tipo de tratamento, pode haver complicações como o desenvolvimento de uma pneumonia, por exemplo.
O que fazer em caso de resfriado
Para tratar o resfriado pode ser necessário tomar algum remédio para descongestionar as vias respiratórias, como um antialérgico, como a Desloratadina, por exemplo.
Tomar vitamina C pode ajudar a fortalecer os sistema imune e combater os sintomas mais rápido, assim pode ser útil tomar suco de laranja, abacaxi, acerola e comer morangos, por exemplo.
Remédio caseiro para gripe e resfriado
Ótimos remédios caseiros para gripe e resfriado são o chá de limão com mel e o suco de laranja com própolis, pois eles são ricos em vitamina C e antioxidantes que auxiliam na recuperação do organismo.
Outros cuidados importantes em caso de gripe ou resfriado são:
- Agasalhar-se bem;
- Manter os pés aquecidos;
- Lavar as mãos sempre depois de espirrar ou tossir;
- Colocar o antebraço na frente da boca sempre que tossir ou espirrar;
- Evitar ambientes fechados;
- Evitar o consumo de alimentos gelados;
- Manter o nariz sempre limpo e descongestionado.
Estes cuidados servem, especialmente, para evitar a exposição a mudanças bruscas de temperatura.
96% dos leitores
acham este conteúdo útil
(194 avaliações nos últimos 12 meses)
Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem.
Enviamos para você um email.
Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
Histórico de edição
Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.
Bibliografia
- MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Gripe (influenza). Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z-1/g/gripe-influenza>. Acesso em 01 abr 2021
- CDC. Influenza (Flu). Disponível em: <https://www.cdc.gov/flu/index.htm>. Acesso em 01 abr 2021
- SAÚDE BRASIL. Saúde Brasil contra a Influenza. Disponível em: <https://saudebrasil.saude.gov.br/saude-brasil-contra-a-influenza>. Acesso em 01 abr 2021

