A úlcera gástrica é uma ferida na mucosa que reveste o interior do estômago que pode causar sintomas, como queimação na parte superior do abdome, náusea e/ou vômitos, principalmente após a ingestão de alimentos.
Normalmente, a úlcera gástrica, também conhecida como úlcera péptica, é causada pela infecção pela bactéria Helicobacter pylori ou uso recorrente de medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou diclofenaco, sem orientação médica.
Leia também: Úlcera péptica: o que é, sintomas, causas e tratamento
tuasaude.com/ulcera-peptica
Em caso de suspeita de úlcera gástrica, é recomendado consultar um gastroenterologista. O tratamento normalmente é feito com medicamentos antiácidos, mas pode envolver também o uso de antibióticos em caso de infecção por H. pylori, por exemplo.
Principais sintomas
Os principais sintomas de úlcera gástrica são:
- Queimação na parte superior do abdome, principalmente após ingerir alimentos;
- Náusea e/ou vômitos;
- Perda de peso;
- Vômitos com sangue e/ou fezes escuras, em caso de sangramento.
Os sintomas da úlcera gástrica normalmente começam 15 a 30 minutos após a ingestão de alimentos e, algumas vezes, podem levar a pessoa a perder peso devido ao medo de se alimentar. Veja como reconhecer os sintomas de úlcera gástrica.
Teste online de sintomas
A úlcera gástrica é um tipo de úlcera péptica. Para saber a possibilidade de ter úlcera péptica, por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Este teste é apenas uma ferramenta de orientação e, portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um gastroenterologista ou clínico geral.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da úlcera gástrica normalmente é feito pelo gastroenterologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas apresentados e o resultado do exame de endoscopia digestiva alta, que permite verificar a presença da úlcera no estômago.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um gastroenterologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!
Marque uma consulta com nossos Gastroenterologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
A endoscopia é um exame em que o médico insere um tubo flexível que possui uma pequena câmera na ponta pela boca da pessoa até chegar ao estômago, permitindo a visualização do seu interior e, algumas vezes, fazer a biópsia de lesões identificadas. Entenda como é feita a endoscopia e o preparo.
O médico também pode indicar a realização de exames de sangue, fezes ou teste respiratório para verificar a presença do H. pylori.
Causas de úlcera gástrica
As principais causas de úlcera gástrica são:
- Infecção pela bactéria H. pylori, que se multiplica no estômago e enfraquece a barreira protetora da sua parede;
- Uso de anti-inflamatórios não-esteroides (AINES), como ibuprofeno, naproxeno, aspirina ou diclofenaco;
- Produção excessiva de suco gástrico, como acontece na síndrome de Zollinger-Ellison;
- Doenças graves;
- Quimioterapia e/ou radioterapia;
- Câncer de estômago.
Nestes casos, a úlcera gástrica tende a surgir devido a um desequilíbrio entre as defesas do estômago contra o ácido gástrico e a sua produção, resultando na formação de uma ferida.
Além disso, a úlcera gástrica é mais frequente em caso de consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo, longos períodos de jejum e uso de drogas como cocaína ou anfetaminas, por exemplo.
Como é feito o tratamento
As principais opções de tratamento para a úlcera gástrica são:
1. Antibióticos
No caso da úlcera gástrica ser causada pela bactéria H. pylori, o médico pode indicar o uso de antibióticos, como amoxicilina, claritromicina ou metronidazol.
Leia também: H. pylori: o que é, sintomas, como se pega e tratamento
tuasaude.com/h-pylori
2. Inibidores da bomba de prótons
Os inibidores da bomba de prótons, como omeprazol, pantoprazol ou esomeprazol, atuam bloqueando a produção de ácido no estômago, o que permite que a úlcera gástrica cicatrize com o tempo. O tratamento com estes medicamentos normalmente dura em torno de 8 semanas.
3. Antiácidos
Os antiácidos, como o hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio ou bicarbonato de sódio, podem ajudar a neutralizar o ácido do estômago e aliviar os sintomas em alguns casos. Devem ser usados somente se indicado pelo médico, porque não curam a inflamação do estômago e o uso excessivo pode causar acidez de rebote.
4. Analgésicos
Analgésicos, como o paracetamol ou dipirona, podem ser indicados pelo médico para aliviar a dor, caso seja necessário.
5. Realizar mudanças no estilo de vida
Evitar o uso de cigarros e o consumo de bebidas alcoólicas, além de realizar uma alimentação saudável, também pode ajudar a aliviar os sintomas da úlcera gástrica e contribuir para a recuperação da parede do estômago.
6. Tratamento caseiro
Uma opção de tratamento caseiro para úlcera gástrica é o suco puro de uma batata, que age como um antiácido natural, devendo ser tomado, preferencialmente, em jejum e logo após o seu preparo. No entanto, seu uso não deve substituir o tratamento indicado pelo médico.
Leia também: 9 remédios caseiros para úlcera no estômago
tuasaude.com/remedio-caseiro-para-ulcera
7. Cirurgia
A cirurgia é a última opção de tratamento para a úlcera gástrica, sendo indicada nos casos em que não é possível alcançar a cura por meio do uso de medicamentos ou quando surgem complicações como sangramento, obstrução gástrica ou perfuração.
Complicações da úlcera gástrica
Quando a úlcera gástrica não é tratada, pode causar complicações como:
- Sangramento, que pode resultar em anemia e, consequentemente cansaço excessivo, fraqueza, palpitações e palidez;
- Perfuração da úlcera, que causar uma inflamação no abdome conhecida como peritonite, em que há forte dor abdominal;
- Obstrução intestinal, provocando vômitos e perda de peso, por exemplo.
Por isso, caso surjam sintomas como fezes escuras e pegajosas, vômito com sangue ou dor abdominal intensa e que não passa, é recomendado ir ao hospital mais próximo para uma avaliação.
98% dos leitores
acham este conteúdo útil
(442 avaliações nos últimos 12 meses)
Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem.
Enviamos para você um email.
Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
Histórico de edição
Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.
Bibliografia
- STATPEARLS. Peptic Ulcer Disease. 2023. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK534792/>. Acesso em 25 jan 2024
- KEMPENICH, Jason W; SIRINEK, Kenneth R. Acid Peptic Disease. Surgical Clinics of North America. Vol.98, n.5. 933-944, 2018
- NHS INFORM. Stomach ulcer. Disponível em: <https://www.nhsinform.scot/illnesses-and-conditions/stomach-liver-and-gastrointestinal-tract/stomach-ulcer#about-stomach-ulcers>. Acesso em 06 jul 2023
- NHS. Overview -Stomach ulcer. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/stomach-ulcer/>. Acesso em 06 jul 2023
- STATPEARLS. Gastric Ulcer. 2023. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537128/>. Acesso em 06 jul 2023
- BITTENCOURT, Paulo F. S. et al .. Úlcera péptica gastroduodenal e infecção pelo Helicobacter pylori na criança e adolescente. . J. Pediatr.. Vol.82, n.5. 325-334, 2006
- AMB e CFM. Úlcera péptica. Projeto diretrizes. Disponível em: https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/ulcera-peptica.pdf . Acesso em: 18/03/2020.

