Para aliviar os sintomas da sarna, pode-se tomar um banho com chá de camomila, fazer uma massagem com azeite de oliva ou colocar uma compressa de arruda sobre a pele, já que possuem propriedades calmantes, hidratantes e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar a coceira e a irritação da pele características dessa doença.
Os remédios caseiros não devem substituir o tratamento indicado pelo médico, devendo ser usado apenas para complementar e acelerar a recuperação. Veja como é feito o tratamento para sarna.
Além do tratamento médico e das opções caseiras, é ainda recomendado ter alguns cuidados para ajudar a tratar a sarna mais rápido e evitar sua transmissão, como lavar com água quente todas as roupas da pessoa infectada, assim como a roupa da cama, separar essas roupas das dos outros membros da família e passar tudo a ferro antes de utilizar novamente.
1. Massagem com azeite de oliva
Um excelente remédio caseiro para a sarna, também conhecida como escabiose, é a massagem com azeite de oliva na região afetada, pois o azeite vai acalmar e hidratar a pele, aliviando a coceira que a sarna causa e que se agrava quando se coça.
Como usar: aquecer o azeite e quando estiver morno, fazer uma massagem na região afetada com o auxílio de uma gaze ou algodão várias vezes ao dia. Deve-se evitar aplicar o azeite sobre regiões da pele em ferida, devendo ser utilizado apenas sobre a pele intacta.
2. Suco de agrião
O agrião é uma planta que possui forte ação depurativa e, por isso, é capaz de eliminar as toxinas acumuladas no sangue, reduzindo a inflamação da pele e o desconforto da escabiose. Além disso, o agrião tem alto teor de vitamina A que ajuda a manter a saúde da pele.
Ingredientes:
- 2 ramos de agrião;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Depois, beber 1 copo deste suco todos os dias em jejum.
Receba um tratamento mais completo!
Obtenha orientação especializada sobre o que tomar para se recuperar mais rápido.
Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.
3. Compressas de arruda
A arruda é uma plana medicinal que é muito utilizada como remédio caseiro para problemas na pele devido às suas propriedades calmantes que combatem a irritação. Dessa forma, este é um ótimo remédio para aliviar rapidamente a coceira da sarna. Conheça todos os benefícios da arruda.
Ingredientes:
- 20 g de arruda;
- 1 litro de água;
- Compressas ou um pano limpo.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Depois, coar a mistura, deixar esfriar e mergulhar compressas limpas na água. Por fim, retirar o excesso de líquido das compressas e aplicar sobre as regiões afetadas.
4. Compressas com chá de fumária
O chá de fumária possui propriedades anti-inflamatórias e regeneradoras da pele que ajudam a aliviar a coceira, o sintoma mais característico da sarna.
Ingredientes
- 2 colheres (de chá) de flores secas de fumária;
- 150 ml de água;
- Compressas ou um pano limpo.
Modo de preparo
Colocar as folhas de fumária na água e deixar ferver. Depois de fervida, deixar esfriar, coar e mergulhar as compressas ou o pano no chá. Retirar o excesso de líquido e aplicar sobre as áreas afetadas cerca de 2 a 3 vezes por dia.
5. Banho com chá de camomila
Tomar um banho com chá de camomila também é uma boa opção porque esta planta medicinal tem propriedades calmantes utilizadas em irritações cutâneas.
Ingredientes:
- 100g g de flores secas de camomila;
- 1 litro de água.
Modo de preparo:
Colocar as folhas de camomila na água e deixar ferver. Depois de fervida, coar e deixar amornar. Tomar um banho com água levemente fria e depois jogar o chá em todo corpo.
6. Gel de Aloe vera
O Aloe vera, também chamado de babosa, tem propriedades cicatrizantes, além de proporcionar alívio da coceira, sendo uma opção muito eficaz para ajudar no tratamento da sarna.
Como usar: cortar uma parte da folha de babosa, retirar o gel e aplicar sobre a área afetada cerca de 3 vezes por dia.
7. Óleo essencial de cravo
O óleo essencial de cravo tem propriedade cicatrizante e anti-inflamatória, ajudando a aliviar inflamação e irritação, além de ser antisséptico, sendo uma ótima opção para sarna.
Como usar: colocar 2 a 3 gotas de óleo essencial de cravo em um algodão e aplicar nas áreas afetadas.
93% dos leitores
acham este conteúdo útil
(1.563 avaliações nos últimos 12 meses)
Obrigado pela sua mensagem.
As suas sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pela sua mensagem.
Enviamos para você um email.
Por favor, siga as instruções presentes nesse email para que possamos continuar em contato e responder à sua questão.
Histórico de edição
Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.
Bibliografia
- O A Oyelami. Preliminary study of effectiveness of aloe vera in scabies treatment. Pubmed. 2009
- Cielo Pasay. Acaricidal Activity of Eugenol Based Compounds against Scabies Mites. NCBI. 2010
- GUNA, Gowher. Pharmacological activity of Fumaria indica – A review. The Journal of Phytopharmacology. Vol.6, n.6. 352-355, 2017
- ZADEH, Jalal Bayati et al.. Chamomile (Matricaria recutita) As a Valuable Medicinal Plant. International journal of Advanced Biological and Biomedical Research. Vol.2, n.3. 823-829, 2014
- LIN, Tzu-Kai et al.. Anti-Inflammatory and Skin Barrier Repair Effects of Topical Application of Some Plant Oils. Internation Journal of Molecular Sciences. Vol.19, n.70. 2018
- PANDEY, Yamuna et al.. Watercress (Nasturtium officinale): A Potential Source of Nutraceuticals. International Journal of Current Microbiology and Applied Sciences. Vol.7, n.2. 2685-2691, 2018

