5 remédios caseiros para gota (e como fazer)

Alguns ótimos remédios caseiros contra gota são os chás diuréticos como cavalinha, além de sucos de frutas enriquecidos com legumes ou hortaliças.

Estes ingredientes ajudam os rins a filtrar melhor o sangue, eliminando as impurezas, combatendo naturalmente os sintomas da gota, que é uma doença que causa muitas dores nas articulações. 

Leia também: Gota: o que é, causas, sintomas e tratamento


tuasaude.com/gota

Mas uma boa dica para complementar esse tratamento natural é evitar alimentos ricos em proteínas como carnes e mariscos, pois estes tendem a aumentar a concentração de ácido úrico no sangue.


5 remédios caseiros para gota

Algumas opções de remédios caseiros para gota são:

1. Chá de cavalinha

Um ótimo remédio caseiro para gota é o chá de cavalinha pois ela possui propriedades antiartrítica e anti-inflamatória e além disso ela fortalece os tecidos conjuntivos como ligamentos, tendões e cartilagens, tornando-se indicada para gota e outros tipos de reumatismos.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de cavalinha seca;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar 2 colheres das de chá de cavalinha e cobrir com 1 xícara de água a ferver. Em seguida deixar repousar por 10 a 15 minutos, coar e beber a seguir.

A Cavalinha não deve ser utilizada por mais de 6 semanas seguidas, e é contra indicada para grávidas, mulheres que estejam amamentando e pessoas com doença cardíaca ou renal.

2. Suco de laranja com aipo 

O suco de laranja com aipo é diurético, sendo um ótimo auxílio contra o excesso de ácido úrico no sangue.

Ingredientes

  • Suco de 2 laranjas;
  • 1 talo de aipo.

Modo de preparo 

Espremer as laranjas e passar com mix este suco com o talo de aipo e tomar a seguir. Deve-se tomar esse suco 2 vezes ao dia. 

3. Suco de melancia com pepino 

Uma outra opção de suco diurético contra gota é o suco de melancia, com limão e pepino, também devido a sua ação diurética.

Ingredientes:

  • 3 fatias de melancia;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 pepino descascado.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador ou mix e tomar a seguir. Se achar necessário pode coar e adoçar com mel, adoçante stévia ou açúcar mascavo.

4. Suco de cenoura com água de côco 

Esta outra receita de suco com pepino é indicada porque o pepino é refrescante, mineralizante e alcalinizante, o que combinado com os outros ingredientes, como a cenoura, ajuda a diminuir as dores e inflamações nas articulações causadas pela gota.

Ingredientes

  • ½ pepino médio;
  • ½ cenoura média;
  • 1 laranja;
  • 1 copo de água de coco.

Modo de preparo

Passar o pepino e a cenoura descascados pela centrífuga e depois misturar com a água de coco e o suco de laranja, e tomar 3 vezes ao dia.

5. Suco de cereja com maracujá 

O suco de cereja com maracujá é um ótimo remédio caseiro para gota, pois a cereja é uma fruta que contém um pigmento, chamado de antocianina, que, além de lhe dar a cor vermelho escuro, tem potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que aliviam o inchaço provocado pela gota nas articulações, aliviando a dor e facilitando o movimento. Veja todos os benefícios da cereja.

Além disso, o maracujá contém vitamina C, uma substância com propriedades que evitam o desenvolvimento de problemas nas articulações, tornando este suco uma excelente opção para evitar novas crises de gota.

Ingredientes:

  • 100 g de cereja sem caroço;
  • 1/2 toranja;
  • ½ polpa de maracujá;
  • 300 ml de água e gelo.

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter uma mistura homogênea. Depois, acrescente o gelo e adoce o suco com um pouco de Stévia, caso seja necessário.

Para estes benefícios, beba, pelo menos, 2 copos do suco de diariamente para obter a melhora pretendida ou coma 25 gramas de cerejas após as principais refeições.

Assista o video a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de como se alimentar para tratar a gota:

Imagem do autor

Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.





95% dos leitores

acham este conteúdo útil



(324 avaliações nos últimos 12 meses)

Histórico de atualizações

Atualizamos regularmente os nossos conteúdos com a informação científica mais recente, para que mantenham um nível de qualidade excepcional.

Fonte: Tua Saúde!