Alguns remédios caseiros para boca amarga, como o chá de gengibre ou o spray de camomila com linhaça, ajudam a aliviar a sensação de gosto amargo ou metálico da boca, pois estimulam a produção de saliva reduzindo a secura na boca.

A boca amarga é um sintoma que pode ser causado por má higiene bucal, boca seca, problemas dentários, como cáries ou gengivite, refluxo gastroesofágico, estresse, síndrome da boca ardente, uso de remédios ou tratamento com quimioterapia, por exemplo. Veja todas as causas de boca amarga.

Os remédios caseiros podem ajudar a aliviar a boca amarga, ou sintomas como saliva espessa, queimação na língua ou dificuldade para engolir alimentos, sendo uma boa opção para complementar o tratamento indicado pelo médico ou dentista.


5 remédios caseiros para boca amarga

Os principais remédios para boca seca são:

1. Chá de gengibre

O chá de gengibre é um excelente remédio caseiro para boca seca pois estimula a produção de saliva e ainda em tem um efeito benéfico na digestão, o que é outro problema associado a boca seca. 

Além disso, esse chá tem ação antiemética e anti-inflamatória que ajuda a combater a boca amarga causada por gengivite ou refluxo gastroesofágico.

Ingredientes

  • 2 cm da raiz de gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Colocar a raiz de gengibre e a água numa panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Quando amornar, coar e beber várias vezes durante o dia.

2. Spray de camomila com linhaça

Um outro ótimo remédio caseiro eficaz no combate a boca seca é preparar uma infusão de camomila com linhaça que pode ser usada ao longo do dia, sempre que sentir necessidade.

Ingredientes

  • 30 g de sementes de linhaça;
  • 1 g de flores de camomila secas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Adicionar as flores de camomila em 500 ml de água e deixar ferver. Apagar o fogo e reservar filtrado. 

A seguir deve adicionar as sementes de linhaça num outro recipiente com 500 mL de água fervente e agitar durante 3 minutos, filtrando após esse período. A seguir basta misturar as duas partes líquidas e colocar num recipiente com borrifador e manter guardado na geladeira. 

3. Chá de cravo da índia

O chá de cravo da índia é uma boa opção de remédio caseiro para boca amarga, especialmente causada por problemas de gengiva, como a gengivite ou periodontite, por exemplo.

Isto porque o chá de cravo da índia possui eugenol na sua composição com ação analgésica e anti-inflamatória, o que ajuda a dor e a inflamação das gengivas.

Ingredientes

  • 10 unidades de cravo da índia;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Colocar os cravos e a água para ferver por 5 minutos e tampar. Esperar esfriar, coar e bochechar por 20 a 30 segundos, 2 vezes por dia. Cuspir o chá em seguida. Confira outros remédios caseiros para gengivite.

4. Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é rico em ácido málico, um composto aromático com potente ação antiácida, anti-inflamatória e digestiva que ajuda a aliviar sensação de boca amarga causada por refluxo gastroesofágico.

Além disso, esse chá ajuda a diminuir a acidez do estômago, melhorar a digestão e combater náuseas e má digestão.

Ingredientes

  • 1 colher (de café) de sementes de erva-doce secas;
  • 1 xícara (de chá) de água.

Modo de preparo

Amassar ou esmagar as sementes de erva-doce. Em uma panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Após apagar o fogo, adicionar as sementes de erva-doce, tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Coar a bebida e tomar até 3 xícaras desse chá por dia, por até 2 semanas seguidas. Veja outros remédios caseiros para refluxo.

O chá de erva doce não deve ser usado por crianças menores de 12 anos ou pessoas com alergia ao anis ou ao composto anetol. Além disso, esse chá também é contraindicado para mulheres grávidas ou em período de amamentação, pessoas com hiperestrogenismo, mulheres com câncer de mama ou que fazem reposição hormonal ou pessoas que usam remédios anticoagulantes.

5. Elixir de hamamélis e hortelã-pimenta

O elixir de hamamélis e hortelã pimenta ajuda a aliviar a sensação de boca amarga, sendo uma opção para substituir os enxaguantes bucais, pois a maioria possui álcool na sua composição que pode causar ressecamento nas mucosas da boca e piorar a boca seca.

Além disso, esse elixir ajuda a refrescar o hálito e combater o mau hálito. Veja também os remédios caseiros para mau hálito.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de extrato de hamamélis;
  • 3 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
  • ½ xícara (de chá) de glicerina vegetal.

Modo de preparo

Em um recipiente de vidro limpo, seco e com tampa, adicionar todos os ingredientes e misturar bem. Colocar um pouco do elixir na boca e bochechar após escovar os dentes. Cuspir em seguida.

Esse elixir também pode ser usado ao longo do dia, sempre que sentir necessidade.

O elixir de hamamélis e hortelã pimenta não deve ser usado por crianças, mulheres grávidas ou em amamentação.





95% dos leitores

acham este conteúdo útil



(190 avaliações nos últimos 12 meses)

Imagem do autor

Equipe editorial constituída por médicos e profissionais de saúde de diversas áreas como enfermagem, nutrição, fisioterapia, análises clínicas e farmácia.

Fonte: Tua Saúde!