Alguns inibidores de apetite naturais incluem o chá verde, o glucomannan e a Griffonia simplicifolia. Já os principais remédios que ajudam a diminuir o apetite são a sibutramina, o Saxenda e o Victoza.
Os inibidores de apetite agem fazendo com que a sensação de saciedade se prolongue por mais tempo ou reduzindo a ansiedade, que é uma das causas do aumento do apetite e da da vontade de comer.
É importante lembrar que o uso de suplementos e medicamentos para inibir o apetite deve ser feito somente com a orientação de um médico, já que não são indicados em algumas situações, além de causarem alguns efeitos colaterais.
Remédios naturais
Algumas opções de remédios naturais que ajudam a inibir o apetite são:
1. Chá verde
O chá verde pode ajudar a inibir o apetite por ser rico em epigalocatequina-galato, um composto bioativo que parece diminuir os níveis de grelina no organismo, que é o hormônio responsável pela fome.
Como usar: O chá verde pode ser consumido em cápsulas, sendo normalmente indicada a ingestão de 1 cápsula de 2 a 3 vezes por dia, ou na forma de chás, podendo-se beber de 1 a 4 xícaras de chá por dia. Saiba como usar o chá verde.
2. Griffonia Simplicifolia
A Griffonia Simplicifolia é uma planta que ajuda a inibir o apetite por ter ótimas quantidades de 5-HTP, um aminoácido que é convertido em serotonina no organismo, promovendo o bem estar e diminuindo a fome provocada pela ansiedade.
Como usar: Essa planta pode ser usada na forma de chás ou em cápsulas, sendo indicado ingerir de 50 a 100 mg desse suplemento antes das refeições. Confira como usar a Griffonia Simplicifolia.
3. Glucomannan
O glucomannan ajuda a inibir o apetite por ser uma fibra que forma um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e diminuindo a fome entre as refeições.
Como usar: O glucomannan deve ser tomado de 15 a 60 minutos antes das refeições principais e sempre junto com 2 copos de água. O uso de glucomannan deve ser feito por até 4 meses. Veja como tomar o glucomannan.
4. Picolinato de cromo
Por conter o mineral cromo, esse suplemento favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue, podendo inibir o apetite e a compulsão alimentar.
Como usar: O picolinato de cromo deve ser tomado de preferência antes de uma das refeições principais, sendo normalmente recomendado ingerir 1 cápsula por dia, por até 6 meses. Saiba como tomar o picolinato de cromo.
5. Spirulina
Por ter ótimas quantidades de fibras e proteínas, a spirulina é um suplemento que melhora o metabolismo e inibe o apetite.
Como usar: Esse suplemento pode ser encontrado em pó ou em cápsulas, sendo geralmente recomendado consumir de 1 a 8g por dia, conforme variando de acordo com o objetivo do tratamento.
6. Agar-agar
O agar-agar é uma microalga rica em fibras que, quando consumida com água, forma um gel no estômago que prolonga o tempo de digestão, inibindo o apetite e aumentando a sensação de saciedade. Confira todos os benefícios do agar-agar.
Como usar: O agar-agar pode ser consumido em pó, diluindo-se 1 colher de sopa desse suplemento no suco, mingau ou vitaminas, ou em cápsulas, sendo geralmente indicado tomar 1 cápsula de 0,5 a 1 g, antes do almoço e do jantar.
Assista ao vídeo a seguir e conheça os suplementos que ajudam inibir o apetite:
Medicamentos de farmácia
Alguns medicamentos de farmácia indicados para inibir o apetite e que devem ser tomados somente sob a orientação do médico são:
1. Sibutramina
A sibutramina é um remédio usado para aumentar o gasto energético e inibir o apetite, fazendo com que a pessoa coma menos e aumentando a queima de calorias. Por isso, a sibutramina é geralmente indicada para pessoas com obesidade e compulsão alimentar. Saiba mais sobre a sibutramina.
Como usar: A sibutramina deve ser tomada de acordo com a recomendação do médico, sendo que a dose inicial geralmente indicada é de 1 cápsula de 10 mg por dia. No entanto, essa dose pode ser aumentada pelo médico para 15 mg por dia.
2. Saxenda
O Saxenda é um remédio que age nas regiões do cérebro, inibindo o apetite e reduzindo, por isso, as calorias da dieta. Assim, o Saxenda pode ser indicado pelo médico para pessoas que sofrem com sobrepeso ou obesidade.
Como usar: Esse medicamento deve ser usado conforme a orientação do médico, sendo que a dose recomendada é de 1 aplicação por dia por via subcutânea, no abdômen, coxa ou braço, a qualquer hora do dia. As doses do Saxenda dependem da semana do tratamento. Veja como usar o Saxenda.
3. Victoza
O Victoza é indicado principalmente para o controle da diabetes. No entanto, esse medicamento também pode ser indicado para ajudar no emagrecimento, já que estimula a produção de insulina, equilibrando os níveis de glicose no sangue e favorecendo, por isso, a saciedade. Entenda melhor para que serve o Victoza.
Como usar: A dose inicial recomendada pelo médico para adultos é de 1 injeção de 0,6 mg de Victoza por dia na primeira semana. Após esse período, essa dose pode ser aumentada pelo médico.
4. Anfepramona
A anfepramona, ou cloridrato de anfepramona, é um medicamento que age no centro da saciedade no cérebro, inibindo o apetite e ajudando, por isso, na perda de peso.
No entanto, devido ao aumento do risco de problemas cardiovasculares ou psiquiátricos, a Anvisa proibiu a comercialização da anfepramona em 2021 no Brasil.
5. Belviq (Cloridrato de lorcaserina)
O Belviq é um remédio que aumenta os níveis de serotonina no cérebro, que é o hormônio do bem-estar, diminuindo o apetite e aumentando a saciedade.
No entanto, a comercialização do Belviq no Brasil não está autorizada pela Anvisa. Isso porque o uso desse medicamento aumenta o surgimento de alguns tipos de câncer, como de pâncreas, de pulmão e de cólon.

